Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

PF apreende bolsa de dinheiro durante operação contra delegado apoiado por Bolsonaro em 2020

Delegado Eguchi (Patriota) foi candidato à Prefeitura de Belém (PA) e é alvo da PF por suspeita de vazamento de informações sigilosas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O delegado Eguchi (Patriota), candidato à Prefeitura de Belém (PA) apoiado por Jair Bolsonaro em 2020, foi alvo de busca e apreensão da Polícia Federal na manhã desta quarta (14).

Em um dos endereços visitados pelos agentes federais foi encontrada uma bolsa com notas de R$ 100 e R$ 50, além de outros valores. O total encontrado ainda não foi divulgado pela PF.

No segundo turno das eleições municipais de 2020, Bolsonaro defendeu o voto em Eguchi contra Edmilson Rodrigues (PSOL).

"Caso fosse eleitor em Belém/PA, certamente votaria", disse Bolsonaro no Facebook em resposta a um eleitor do delegado. Eguchi perdeu a eleição.

O ex-candidato foi alvo da PF por suspeita de vazar informações de uma investigação, em 2018, que mirava uma organização criminosa envolvida na exploração ilegal de minério de manganês.

Segundo a PF, o vazamento trouxe prejuízo para a investigação porque os alvos tiveram conhecimento da operação que seria deflagrada e não foram encontrados no dia da ação.

Além do delegado Eguchi, a PF cumpre mandados contra seis empresários ligados à exploração de manganês no sudeste do Pará.

Os crimes investigados são os de violação de sigilo funcional, corrupção passiva e ativa e associação criminosa.

Mala de dinheiro encontrada em endereço ligado ao delegado Eguchi (Patriota), candidato à Prefeitura de Belém nas eleições de 2020
Mala de dinheiro encontrada em endereço ligado ao delegado Eguchi (Patriota), candidato à Prefeitura de Belém nas eleições de 2020 - Polícia Federal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.