Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prefeito de SP pode driblar crise ideológica e de fake news da Câmara com parecer de 2020

Secretaria de Educação já sugeriu, com base técnica, veto de artigo que inflama conservadores do Legislativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um parecer de setembro de 2020 da secretaria municipal de Educação pode fazer com que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) escape sem arranhões significativos da crise ideológica e de fake news que hoje divide a Câmara Municipal.

Projeto de lei do vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) estabelece em um de seus artigos o ensino de princípios da economia solidária na rede municipal de educação.

O projeto leva o nome de Paul Singer, em homenagem ao economista e fundador do PT morto em 2018, e cria o marco regulatório para a política de economia solidária na cidade.

Mesmo que não exista relação, vereadores conservadores passaram a associar o artigo ao que chamam de “ideologia de gênero” e pressionam o prefeito para o veto.

Eles acusam Suplicy de ter colocado um "jabuti" no projeto, um tema escondido e não relacionado ao núcleo do projeto, o que também não procede.

O parecer da secretaria de Educação, anterior à crise recentemente fabricada, já dizia que o artigo específico em questão não é necessário, dado que o Currículo da Cidade, lançado em 2017, abrange a discussão sobre a economia solidária.

O texto destaca que o currículo paulistano está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável presentes na Agenda 2030 da ONU, que por sua vez incluem temas abordados pela discussão da economia solidária.

Com base nesse documento, já de conhecimento do prefeito, o artigo pode ser vetado como desnecessário com uma fundamentação técnica, e não ideológica.

O prefeito tem afirmado que ainda estuda o que fazer em relação ao caso.

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, em seu gabinete
Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, em seu gabinete - Karime Xavier-14.jun.2021/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.