Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Proposta de Guedes de transformar Manaus na capital mundial sustentável são palavras ao vento, diz deputado

Ministro da Economia falou em comissão da Câmara sobre substituir incentivos da Zona Franca da capital do Amazonas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vice-presidente da Câmara Marcelo Ramos (PL-AM) criticou ao Painel a proposta citada por Paulo Guedes na comissão de Fiscalização Financeira nesta quarta (7) sobre transformar Manaus na “capital mundial do negócio sustentável”.

Os subsídios concedidos às empresas instaladas na Zona Franca da capital do Amazonas estão na mira do Ministério da Economia.

Ao responder a perguntas de deputados na comissão, Guedes abordou o possível fim dos incentivos e defendeu que haja isenção tributária, mas que isso deveria ser feito com o objetivo de atrair empresas como a "Amazon e Tesla", para transformar a cidade na capital da economia sustentável.

“É possível fazer isso lá, vamos dar a isenção, mas em vez do IPI, que é o produto industrial que vai lá sujar a selva, não tem imposto de renda por 30 anos para quem colocar a sede lá. Desde que seja verde, digital, limpa, turismo. Vamos criar um outro país lá”, disse Guedes.

Marcelo Ramos afirma que Guedes é inimigo do povo do Amazonas e que, desde que assumiu o ministério, nunca fez nada no sentido de promover a transformação da Zona Franca em polo de economia sustentável.

“Apresenta palavras jogadas ao vento sem nenhum compromisso de verdadeiramente apresentar um modelo de transição. Se tivesse responsabilidade com o que fala ele destinaria recursos para investimentos em pesquisa aplicada na área de bioeconomia e indústria de software", disse o parlamentar.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados
O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) durante discurso no Plenário da Câmara dos Deputados - Luis Macedo/Agencia Câmara

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.