Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Militantes do Novo pedem que partido não permita candidatura de deputados que não se opoem a Bolsonaro

Cinco dos oito deputados votaram a favor da proposta bolsonarista na PEC do voto impresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de cerca de cem militantes do Novo enviou ofício ao diretório nacional do partido cobrando que, como a sigla oficializou-se como oposição ao governo Jair Bolsonaro, não ceda a candidatura à reeleição para deputados que têm se manifestado de maneira oposta aos posicionamentos da legenda.

Na PEC do voto impresso, por exemplo, cinco dos oito deputados votaram a favor da proposta defendida pelo governo Bolsonaro. ​Marcel van Hattem (RS) fez discurso favorável à PEC com críticas ao Tribunal Superior Eleitoral, que tem sido alvo de ataques e alegações falsas de Jair Bolsonaro.

A bancada de deputados do Novo tem votado com o governo em diversas ocasiões, gerando contrariedade em militantes do partido mais alinhados às visões de seu fundador, João Amoêdo, que hoje é um crítico de Bolsonaro.

No ofício (leia na íntegra abaixo), eles apontam que as diretrizes do Novo publicadas em março dizem que os participantes do processo seletivo de pré-candidatos do partido cobrará o alinhamento aos posicionamentos da instituição.

Diante disso, argumentam, os mesmo requisitos devem ser aplicados aos políticos do Novo que desejem ser novamente candidatos pelo partido.

"Pedimos, então, em estrita observância da orientação adotada, que sejam alijados do processo seletivo os que se manifestam em desalinhamento com os posicionamentos do partido, tanto de oposição quanto de apoio ao impeachment do Presidente da República, sendo impedidos de se candidatar ou recandidatar pelo mesmo, resguardando a instituição", conclui a carta.


Leia o ofício na íntegra:

Prezados,

De acordo com o teor do Ato nº 3 das diretrizes do NOVO, publicado em 8 de março de 2021, o partido assumiu posicionamento de oposição ao atual governo federal. Referido ato traz em seu art.1º esta orientação que, conforme seu texto afirma, “norteará desde já tanto nossas posições institucionais quanto nossas candidaturas para 2022. (…)”.

Isto posto, e em face de estar em curso a realização do processo seletivo para as eleições de 2022, espera-se deste Diretório Nacional zelo extremado nesse processo.

Assumida a postura de oposição, seguiu-se o endosso ao pedido de impeachment do Presidente da República. Conforme a própria letra da diretriz em questão, o direcionamento do processo seletivo há que se submeter aos posicionamentos da instituição, sendo, portanto, inadmissível a aprovação de pré-candidatos que não se alinhem às posturas acima citadas, sendo as mesmas premissas norteadoras e pré requisitos para aprovação.

Assim também entre mandatários que porventura desejem ser novamente candidatos pelo partido, há que se aplicar estes mesmos requisitos de seleção para que representem a legenda.

Cabe lembrar que os pré-candidatos todos se manifestarão em nome do partido ao longo do período de pré-campanha e campanha, tornando imprescindível a coerência na aplicação da orientação para que se alcance unidade e alinhamento no discurso e na prática.

Portanto, já não há lugar para questionamentos nem tampouco manifestações contrárias entre os que pretendem representar a sigla. Pedimos, então, em estrita observância da orientação adotada, que sejam alijados do processo seletivo os que se manifestam em desalinhamento com os posicionamentos do partido, tanto de oposição quanto de apoio ao impeachment do Presidente da República, sendo impedidos de se candidatar ou recandidatar pelo mesmo, resguardando a instituição.

Kombi laranja e militantes vestidos da mesma cor
Membros do partido Novo promovem um adesivaço em 2020 do então candidato a vereador Andre Bolini - Rubens Cavallari/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.