Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministro Queiroga recebe líder integralista para tratar de livro sobre Enéas

Encontro não constava na agenda pública da pasta, que foi atualizada após contato da reportagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu em seu gabinete o advogado Paulo Fernando Melo da Costa na quinta-feira (26). Ele é uma das lideranças do integralismo no Brasil e militante de movimentos antiaborto.

O encontro não foi divulgado na agenda pública do ministro inicialmente. O Painel procurou a pasta, que então incluiu o evento e disse que estava dentro do prazo legal para atualizá-la.

Paulo Fernando foi colocado como vice-presidente do PTB no Distrito Federal por Roberto Jefferson em movimento de aproximação entre a sigla e o movimento inspirado no fascismo italiano.

O advogado Paulo Fernando da Costa e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante encontro
O advogado Paulo Fernando da Costa e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga durante encontro - Reprodução/@paulofernandodf

Depois do advogado, diversos outros integralistas se filiaram ao PTB, tendo em vista as eleições de 2022, como revelou o Painel.

O advogado trabalhou na pasta de Damares Alves de fevereiro de 2019 a maio de 2021, quando foi exonerado.

Paulo Fernando escreveu que o encontro foi para colher depoimento para biografia sobre o deputado de extrema direita Enéas Carneiro (1938-2007), de quem Queiroga foi aluno.

Na agenda do ministro, passou a constar o encontro com "Paulo Fernando Melo, advogado e ex-assessor de Enéas Carneiro".

O integralismo é um movimento de extrema-direita de inspiração fascista criado por Plínio Salgado em 1932, dois anos após encontro com Benito Mussolini na Itália, e é caracterizado por um nacionalismo autoritário, pela defesa de valores religiosos e tradicionais e pela rejeição da democracia liberal.

Em julho, o presidente Jair Bolsonaro recebeu fora da agenda a deputada Beatrix von Storch, uma das líderes da ultradireita alemã.

A deputada é neta de Lutz Graf Schwerin von Krosigk, ministro das Finanças na Alemanha nazista. O parentesco e as bandeiras xenofóbicas que ela propõe foram ressaltados nas redes sociais após publicações de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) sobre as reuniões que tiveram com Beatrix.

Reportagem da Folha de agosto mostrou laços históricos entre nazismo e integralismo no Brasil, ainda que a doutrina alemã também tenha sido criticada por representantes do movimento criado por Plínio Salgado (1895-1975).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.