Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Órgão vinculado ao Ministério da Saúde critica atuação da pasta e municia CPI da Covid

Conselho Nacional de Saúde tem enviado documentos ao relator Renan Calheiros (MDB-AL)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) está auxiliando a CPI da Covid com informações relacionadas à pasta.

O CNS tem como função o exercício do controle social do Ministério da Saúde, ou seja, fiscalizar as ações da pasta. Por ser crítico ao modo que o governo federal tem conduzido o ministério, o CNS se posicionou favoravelmente à instalação da CPI e tem municiado Renan Calheiros (MDB-AL) com documentos. O relator tem usado o material para subsidiar oitivas e pedidos de investigação.

Na semana passada, como mostrou o Painel, o ministro Marcelo Queiroga (Saúde) revogou a homologação de resolução do CNS que ele havia oficializado dois dias antes.

Ele tomou a decisão após ter sido pressionado por bolsonaristas radicais em redes sociais, que o acusavam de estar facilitando o aborto no Brasil somente porque a resolução mencionava a garantia de direito ao aborto legal como meta da Saúde no Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.