Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Prefeito Ricardo Nunes diz que apoiou tudo que Alê Youssef pediu na Cultura

Emedebista ainda afirma que orçamento da Cultura será maior no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz ter sido pego de surpresa com a decisão do secretário de Cultura, Alê Youssef, de deixar o cargo.

Nunes afirma que aprova o trabalho que Youssef realizou à frente da pasta e que considera ter apoiado todas as suas ações como secretário.​

O Painel mostrou nesta quarta (25) que Youssef resolveu sair da pasta sob o argumento de que tem incompatibilidades ideológicas com Nunes e vê dificuldades orçamentárias para a Cultura com o novo prefeito.

O secretário expôs esses argumentos em carta enviada a assessores e coordenadores ligados a ele.

Nunes afirma que tem um bom relacionamento com Youssef e sequer fez comentários sobre as ações que o secretário vinha desenvolvendo.

“Tudo que ele pediu e propôs eu apoiei”, afirma o prefeito. Nunes também diz não ver qualquer problema em relação ao orçamento da secretaria para 2022.

A coluna mostrou que Youssef vinha travando disputa na prefeitura a respeito do tema. O secretário queria que 2% do orçamento fosse destinado à Cultura e recebeu resposta de que ficaria em 1%, ainda abaixo dos 1,08% de 2021. O impasse foi a gota d’água na decisão para o pedido de demissão.

Nunes diz à coluna que o valor da Cultura para o ano que vem será maior que o de 2021, mas que as cifras exatas ainda não foram definidas.

Nota da Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura diz que a gestão municipal “reafirma o seu compromisso com a manutenção das políticas de fomento cultural da cidade.”

“Para garantir o prosseguimento de programas e projetos no próximo ano, o prefeito Ricardo Nunes sancionou, no último dia 10, a Lei nº 17.595, que estabelece as diretrizes para o Orçamento de 2022, cujo Artigo 21 determina que: ‘o valor orçado para a Secretaria Municipal de Cultura no Projeto de Lei Orçamentária para 2022 não será menor do que o valor orçado na Lei Orçamentária de 2021’.”

O artigo em questão trata de valores absolutos, ao passo que o debate entre o secretário e a administração municipal girou em torno do percentual do orçamento destinado à Cultura.

Youssef ficará no cargo até o fim de agosto para que Nunes escolha um novo secretário e combinou de participar da transição para seu substituto.

Ele foi uma escolha de Bruno Covas (PSDB) para a gestão municipal em 2019. Em seu projeto de tentar ser um radical de centro, equilibrando elementos do espectro político, como ele repetia, o tucano buscou no empresário e produtor cultural o componente mais à esquerda de sua administração.

Youssef fala na carta na dificuldade da atual gestão da Prefeitura de São Paulo de compreender o “caráter libertário, transformador e independente da cultura”.

Em janeiro de 2020, o secretário realizou o Verão Sem Censura, festival organizado para abrigar peças de teatro e outras manifestações culturais que haviam sofrido intervenções ou boicote pelo governo Bolsonaro. O evento, que foi um dos marcos de sua gestão, foi repetido em 2021 com o nome de São Paulo Sem Censura.

Youssef também foi um dos secretários que participaram da expansão do Carnaval de rua paulistano, que passou a acontecer em todas as subprefeituras da cidade e atingiu seus maiores números de público e de eventos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.