Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSD e PP aumentam pressão sobre o PT por nome para o governo da Bahia em 2022

Petistas lançaram o senador Jaques Wagner como candidato ao governo, mas aliados estão de olho na vaga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Principais parceiros políticos do PT da Bahia, o PP e o PSD pressionam para assumir a cabeça da chapa na disputa pelo governo do estado no próximo ano.

Os petistas já escolheram o senador Jaques Wagner como pré-candidato ao governo em 2022. Mas os aliados entendem que, depois de quatro governos sucessivos do PT, chegou a hora de o partido apoiar um candidato de outra sigla.

No PSD, o nome natural é o do senador Otto Alencar. Ele esconde o jogo, mas seu fiel aliado, o também senador Angelo Coronel, tem aumentado a pressão pública por uma chapa com Otto ao governo e o governador Rui Costa (PT) para o Senado.

No PP, o vice-governador João Leão diz publicamente ser candidato ao governo. Mas joga mesmo para ter um mandato de governador-tampão em 2022 e encerrar sua vida pública no cargo mais alto do estado.

Para isso, Rui Costa precisaria se descompatibilizar no próximo ano. O governador tem dito que não concorrerá a nenhum cargo e cumprirá o mandato até o final. Apesar das arestas, membros dos três partidos dizem ver como remota a chance de rompimento da aliança.

0
Brasilia-DF, 21 de novembro de 2019, Plenário do Senado Federal durante sessão especial em homenagem à canonização da Santa Dulce dos Pobres. Mesa (E/D): senador Otto Alencar (PSD-BA); senador Jaques Wagner (PT-BA). Foto: Roque de Sá/Agência Senado - Roque de Sá/Agência Senado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.