Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Impossível afirmar que pior da pandemia já passou, diz presidente de conselho de secretários de saúde diante de variante delta

Carlos Lula avalia que menor eficácia de vacinas contra nova cepa pode fazer distanciamento social durar mais tempo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, as pesquisas iniciais que apontam que imunizantes possuem eficácia significativamente mais baixa contra a delta em relação a outras variantes do coronavírus mostram que ainda não podemos ter certeza de que o pior da pandemia já passou no Brasil.

Lula, que é secretário de Saúde do Maranhão, afirma que “medidas de distanciamento social podem levar mais tempo do que o esperado, infelizmente.”

O presidente do Conass pede cautela e prudência. Ele faz referência ao recente estudo nference-Mayo Clinic, que comparou dados de eficácia da vacina da Pfizer em janeiro e em julho nos Estados Unidos.
dados 

No mês passado, com a variante delta já prevalente, a eficácia da Pfizer foi de 42%, contra 76% de janeiro, mostrou o estudo, que ainda é preliminar e não passou por revisão de pares.

Os pesquisadores ressaltam que a vacina continua a ser eficiente na prevenção de casos graves e mortes por Covid-19. A transmissão comunitária da variante delta já foi identificada em diversos estados do Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.