Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Urna eletrônica em que 13 aparecia sem querer tinha botão quebrado e não fraude, mostra inquérito da PF

Peritos da PF não encontraram falhas no software ou no sistema após denúncia de moradores de Morro Agudo (SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal investigou um caso de suposta fraude em uma urna eletrônica durante o 1º turno da eleição presidencial de 2018. Eleitores de Morro Agudo (a 380 km de São Paulo) reclamaram que, após digitar o número 1, o equipamento acrescentava o 3 automaticamente, o que beneficiava o candidato Fernando Haddad (PT).

Os peritos da PF foram acionados, analisaram a urna e concluíram se tratar de um problema físico no teclado e não de falha no software ou no sistema da urna.

Em sua live na quinta (29), Jair Bolsonaro mostrou vídeos de urnas supostamente viciadas em que o número 3 era acionado logo após o eleitor apertar a tecla 1. O TSE afirmou que os casos são falsos e instaurou uma investigação contra o presidente.

Os peritos concluíram que o software instalado era igual ao do TSE e que a configuração estava correta. Segundo os peritos, a inserção no número 3 ocorria em vários casos, não só após o 1, por causa de uma falha física no teclado da urna de 9 anos de uso.

“Ressalta-se que esse evento de o número 3 ser enviado arbitrariamente, sem digitação do usuário, foi observado em momentos aleatórios, após digitação de distintas teclas, em diferentes telas de votação, para os variados cargos”, diz trecho da conclusão.

O especialista apresentado apenas como "Eduardo, analista de inteligência" na transmissão ao vivo do presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (29)
O especialista apresentado apenas como "Eduardo, analista de inteligência" na transmissão ao vivo do presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira (29) - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.