Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Dedo do meio de Queiroga foi absurdo e não há mais confiança no ministro, dizem secretários

Titular da Saúde emenda sequência de episódios críticos, como suspensão de vacinação de adolescentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os secretários estaduais de Saúde têm visto com indignação as atitudes mais recentes de Marcelo Queiroga e afirmam não ter mais confiança no ministro à frente da pasta.

Nos últimos dias, o titular da Saúde emendou uma série de episódios de repercussão negativa. Na última semana, após pressão de Jair Bolsonaro e seus apoiadores mais radicais, publicou nota técnica que suspendeu orientação sobre vacinar adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19.

A medida recebeu críticas de especialistas, sociedades médicas e governadores, alguns dos quais decidiram ignorar Queiroga e continuar a imunizar adolescentes.

Na segunda (20), mostrou o dedo do meio a manifestantes em Nova York, onde compõe comitiva de Bolsonaro para acompanhar a Assembleia-Geral da ONU. O presidente é o único entre os líderes mundiais presentes no evento que não se vacinou contra a Covid-19.

Nesta terça (21), horas após Bolsonaro fazer um discurso que incluiu defesa do chamado "tratamento precoce", ineficaz contra o coronavírus, Queiroga anunciou que está com Covid-19.

Para secretários ouvidos pelo Painel, a sucessão de episódios mostrou que Queiroga não tem autoridade para comandar o ministério, já que prefere ignorar fundamentos científicos para aderir aos comandos de Bolsonaro.

Além disso, mostrou descontrole diante do protesto em Nova York, o que foi visto pelos secretários como sintoma de que não consegue lidar com a pressão do cargo.

Como mostrou o Datafolha, o presidente da República segue com sua reprovação em tendência de alta. Ela chegou a 53%, pior índice de seu mandato.

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga mostra o dedo do meio para manifestantes durante viagem a Nova York
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga mostra o dedo do meio para manifestantes durante viagem a Nova York - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.