O Jornal da Cidade Online, veículo líder em visualizações no campo bolsonarista, sofreu derrota em disputa judicial com o Google, dono do YouTube.
O Jornal da Cidade Online, editado por José Tolentino, havia obtido decisão favorável, em antecipação de tutela, que estabelecia que o Google não poderia suspender a publicação de vídeos ou quaisquer atividades do canal no YouTube, a não ser quando fossem verificadas graves ofensas à dignidade humana e ao Estado Democrático de Direito.
Nesta terça-feira (31), o desembargador Heleno Tregnago Saraiva, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou a suspensão da decisão e devolveu ao YouTube o direito de aplicar sanções ao canal bolsonarista.
Quando acionou a Justiça, em julho, o Jornal da Cidade Online já havia recebido duas penalidades do YouTube por divulgar informações falsas que contribuem para a disseminação da pandemia da Covid-19, como, por exemplo, a contestação da importância do uso de máscaras.
No sistema do YouTube, receber três penalidades em 90 dias implica na exclusão do canal, e o Jornal da Cidade Online recorreu à Justiça para evitar que isso ocorresse.
A página ultrabolsonarista diz estar sob censura e afirma que o Google tenta proteger seus interesses econômicos e políticos por meio da aplicação de penalidades.
No argumento acatado pelo desembargador, o Google afirma que os termos de uso da plataforma impedem que o YouTube seja tomado por disseminadores de conteúdo tóxico e que 94% dos usuários que recebem o primeiro aviso não voltam a cometer infrações.
Em sua decisão, Tregnano afirma que há mais dano em impedir o Google de aplicar seus termos de uso do que nos supostos prejuízos apontados pelo Jornal da Cidade Online.
Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral em agosto, o YouTube e outras plataformas suspenderam os repasses de pagamentos ao Jornal da Cidade Online, ao Terça Livre e ao canal do jornalista Oswaldo Eustáquio, que supostamente estariam espalhando fake news sobre fraudes em urnas eletrônicas.
A Folha mostrou em reportagem que o Jornal da Cidade Online é o líder de audiência entre os veículos bolsonaristas. Ele teve 16,2 milhões de visitas em julho, à frente de Terra Brasil Notícias (12,9 milhões), Conexão Política (1,6 milhão), Brasil Sem Medo (730 mil) e Renova Mídia (479.469).
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