Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus jornalismo google

Desmonetizado pelo TSE, maior canal ultrabolsonarista sofre derrota para o Google na Justiça

Investigado por fake news, Jornal da Cidade Online sofreu duas suspensões no YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Jornal da Cidade Online, veículo líder em visualizações no campo bolsonarista, sofreu derrota em disputa judicial com o Google, dono do YouTube.

O Jornal da Cidade Online, editado por José Tolentino, havia obtido decisão favorável, em antecipação de tutela, que estabelecia que o Google não poderia suspender a publicação de vídeos ou quaisquer atividades do canal no YouTube, a não ser quando fossem verificadas graves ofensas à dignidade humana e ao Estado Democrático de Direito.

Nesta terça-feira (31), o desembargador Heleno Tregnago Saraiva, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou a suspensão da decisão e devolveu ao YouTube o direito de aplicar sanções ao canal bolsonarista.

Quando acionou a Justiça, em julho, o Jornal da Cidade Online já havia recebido duas penalidades do YouTube por divulgar informações falsas que contribuem para a disseminação da pandemia da Covid-19, como, por exemplo, a contestação da importância do uso de máscaras.

Página inicial do Jornal da Cidade Online, desmonetizado por ordem do TSE
Página inicial do Jornal da Cidade Online, desmonetizado por ordem do TSE - Reprodução-1ºset.2021

No sistema do YouTube, receber três penalidades em 90 dias implica na exclusão do canal, e o Jornal da Cidade Online recorreu à Justiça para evitar que isso ocorresse.

A página ultrabolsonarista diz estar sob censura e afirma que o Google tenta proteger seus interesses econômicos e políticos por meio da aplicação de penalidades.

No argumento acatado pelo desembargador, o Google afirma que os termos de uso da plataforma impedem que o YouTube seja tomado por disseminadores de conteúdo tóxico e que 94% dos usuários que recebem o primeiro aviso não voltam a cometer infrações.

Em sua decisão, Tregnano afirma que há mais dano em impedir o Google de aplicar seus termos de uso do que nos supostos prejuízos apontados pelo Jornal da Cidade Online.

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral em agosto, o YouTube e outras plataformas suspenderam os repasses de pagamentos ao Jornal da Cidade Online, ao Terça Livre e ao canal do jornalista Oswaldo Eustáquio, que supostamente estariam espalhando fake news sobre fraudes em urnas eletrônicas.

A Folha mostrou em reportagem que o Jornal da Cidade Online é o líder de audiência entre os veículos bolsonaristas. Ele teve 16,2 milhões de visitas em julho, à frente de Terra Brasil Notícias (12,9 milhões), Conexão Política (1,6 milhão), Brasil Sem Medo (730 mil) e Renova Mídia (479.469).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.