Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Eduardo Leite fala de volta do Brasil ao centro e cita Chico Buarque e Sergio Reis em vídeo para o 7/9

Governador do RS pretende ser o candidato presidencial do PSDB no ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em vídeo gravado por ocasião do 7 de setembro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fala em colocar o Brasil de volta no centro, para além das polarizações políticas.

O tucano tenta se viabilizar como candidato presidencial de seu partido para 2022. Seu principal concorrente nas prévias é o governador de São Paulo, João Doria.

Na peça, vestido de amarelo em frente a um fundo verde, Leite afirma que "ninguém vai roubar as cores do Brasil". Ele diz que os tons da bandeira não são de Bolsonaro ou de Lula, mas dos brasileiros.

Ele então cita regiões do território nacional e diz que é um Brasil que "precisa voltar para o centro".

Na continuação do vídeo, Leite classifica o país do "nós contra eles" como um "Brasil pequeno", como se fosse "um Brasil de Pelé contra Garrincha, do [Gilberto] Gil contra o Caetano [Veloso], do mestre-sala contra porta-bandeira".

O governador gaúcho então fala em aceitar, respeitar e conversar com as diferenças entre os brasileiros, sem conflitos.

"Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros", diz Leite no vídeo.

Chico Buarque é um apoiador histórico do PT, ao passo que o bolsonarismo de Sérgio Reis ganhou evidência recentemente após o cantor se tornar alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal por causa de sua participação na divulgação de pautas antidemocráticas relacionadas aos atos de 7 de setembro.

Ao fim do vídeo, Leite enfileira adjetivos para descrever o que chama de "Brasil que podemos ser": "independente, diverso, forte, justo, feliz e em paz".

A peça foi produzida pelo publicitário gaúcho Fábio Bernardi, responsável pela campanha de Leite ao governo em 2018. Segundo ele, o texto do vídeo é do próprio governador.

.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior dizia que o vídeo havia sido produzido pelos publicitários Nizan Guanaes  e Paulo Dantas. Ele foi produzido por Fábio Bernardi.

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.