Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Mais de 86 milhões de pessoas não têm acesso a serviços da Defensoria Pública da União, aponta pesquisa

Defensores da União só estão presentes em 28,7% das subseções judiciárias federais no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Levantamento feito pela Defensoria Pública da União e por defensorias estaduais mostra que mais de 86 milhões de pessoas não acessam os serviços jurídicos e de assistência oferecidos pelo órgão.

Deste total, 78 milhões são economicamente vulneráveis com renda de até três salários mínimos.

De acordo com a pesquisa, 125,6 milhões de pessoas, cerca de 59,3% da população, têm potencial acesso aos serviços jurídico-assistenciais oferecidos pela DPU.

A razão para que falte acesso aos serviços do órgão é a falta de defensores nas seções judiciárias espalhadas pelo país. Segundo o levantamento, somente 80 subsções são atendidas pela DPU, o que representa 28,7% do total no país.

(Brasília - DF, 19/01/2021) Presidente da República, Jair Bolsonaro durante Solenidade de Posse do senhor Daniel de Macedo Alves Pereira, no cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União.Foto: Marcos Corrêa/PR
(Brasília - DF, 19/01/2021) Presidente da República, Jair Bolsonaro durante Solenidade de Posse do senhor Daniel de Macedo Alves Pereira, no cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União. - Marcos Corrêa/Divulgação Presidência

Os dados são da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública 2021.

A Defensoria atende pessoas que têm renda mensal bruta de até R$ 2 mil e atua em casos envolvendo a União, como requerimentos de acesso a medicamentos, serviços de saúde e aposentadoria, por exemplo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.