Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Manobra do governo federal rende R$ 50 mil a ex-presidente da Funasa

Saúde e Casa Civil dizem que coronel foi exonerado, embora ele tenha pedido para sair

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma manobra do Ministério da Saúde e da Casa Civil fez o coronel Giovanne Gomes da Silva receber uma ajuda de custo no valor de R$ 50 mil ao deixar a presidência da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Silva, como mostra um ofício de 13 de agosto, solicitou exoneração “a pedido” por “motivos pessoais”. Nesses casos, o funcionário não tem direito à ajuda de custo.

Coronel Giovanne Gomes da Silva, ex-presidente da Funasa
O coronel Giovanne Gomes da Silva, ex-presidente da Funasa - ALMG

Entretanto, o ministro Ciro Nogueira publicou sua exoneração como se ele tivesse sido dispensado, o que liberou o repasse do benefício.

Giovanne Gomes da Silva é coronel da PM de Minas Gerais e foi nomeado em maio de 2020 para o comando da Funasa, quando o governo de Jair Bolsonaro se aproximava do centrão. Ele teria sido uma indicação do PSD.

O Painel procurou a Funasa, que jogou a responsabilidade para a Casa Civil ao afirmar que a concessão do benefício “foi realizada nos moldes da legislação vigente” e que a portaria de exoneração, assinada por Ciro Nogueira, mostra que “a exoneração não se deu a pedido e sim ex-officio”.

A Casa Civil, por sua vez, informou que o modelo da exoneração foi indicado pelo próprio Ministério da Saúde, órgão ao qual a Funasa é subordinada.

Procurado por meio de sua assessoria, o ministro Marcelo Queiroga não respondeu aos questionamentos, tampouco explicou o motivo da exoneração ter sido efetuada ex-officio e não a pedido, como indicado no ofício assinado pelo coronel Giovanne em 13 de agosto. O coronel não quis se manifestar.

Para Ricardo Barreto, professor de direito administrativo, o pagamento em tese é irregular porque ele não vai assumir outro cargo público e pediu a própria exoneração.

"A ajuda de custo, de acordo com a lei, existe para indenizar as despesas do servidor que muda de cidade para exercer funções públicas. Se esse não foi o caso, a concessão do benefício pode ser avaliada pelo TCU ou pelo MP, por meio de ação de improbidade administrativa", explica.

Como mostrou o Painel, a gestão do coronel na Funasa, entre maio de 2020 e o final de agosto deste ano, é alvo de inquérito da Polícia Federal e de uma investigação interna sobre suposto assédio moral de integrantes da gestão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.