Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Movimentos de oposição a Bolsonaro discutem enviar líderes para ato de 12 de setembro

Eles integram a campanha Fora Bolsonaro, responsável pelas manifestações contra o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Movimentos que compõem a coordenação da campanha Fora Bolsonaro, responsável pelos atos da oposição pelo impeachment do presidente, discutem internamente a possibilidade de enviar uma delegação de lideranças para a manifestação marcada para 12 de setembro.

Existe na esquerda alguma resistência a aderir aos atos de domingo (12), dado que eles têm sido promovidos pelo MBL (Movimento Brasil Livre) e o VPR (Vem Pra Rua), compostos por políticos da direita não bolsonarista.

Lideranças de movimentos que compõem a campanha Fora Bolsonaro, como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), UNE (União Nacional dos Estudantes), além de siglas de esquerda e centrais sindicais, têm reconhido o esforço do MBL em fazer concessões para que eles se juntem à manifestação de domingo (12), em São Paulo.

Segundo relatam, o movimento mostrou disposição em abandonar menções negativas a Lula (PT) e positivas a Sergio Moro, garantiu o uso da palavra no carro de som a todas as entidades interessadas e tem sido aberto aos pleitos dos grupos de oposição.

O mote "nem Lula, nem Bolsonaro", por exemplo, que vinha sendo enfatizado, deve perder força nesse processo de tentar atrair grupos de oposição.

Em reconhecimento a essa abertura e diante da possibilidade de articulação de atos conjuntos futuramente que surgiu a ideia de enviar uma delegação de lideranças de oposição. Para convocar os filiados e seguidores, no entanto, essas lideranças consideram tardio.

Alguns dos grupos que compõem o movimento, no entanto, já descartaram presença, como a CUT e a Central de Movimentos Populares.

Paralelamente a isso, o Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) estará representado por sua líder, Carmen Silva. "Nós temos que nos unificar, estamos vivendo um momento de ameaça. A democracia não é de direita nem de esquerda, é de quem acredita nela e a defende", afirma ela, que disputou eleição para vereadora pelo PT no ano passado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.