Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus Banco do Brasil

MPF investiga se presidente da Caixa fez pressão indevida contra Fiesp e Febraban

Procuradoria fala em informações de que o favorecimento político, clientelismo e apadrinhamento teriam voltado a ocorrer na Caixa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Procuradoria da República no Distrito Federal investiga se o presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, utilizou seu cargo para pressionar indevidamente empresários e lideranças da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

A Caixa e o Banco do Brasil ameaçaram abandonar a Febraban caso a entidade assinasse o manifesto da Fiesp produzido antes das manifestações do dia 7 de setembro e que abordava a preocupação com a escalada da crise entre os Poderes.

A apuração foi incluída no inquérito civil em andamento que acompanha se o banco mantém os padrões de governança e compliance adotados após os crimes descobertos pela força-tarefa Greenfield, que investigou desvios no banco e em fundos de pensão nas gestões do PT.

A ação do presidente do banco público, diz o pedido do MPF que o Painel teve acesso, além de poder configurar ato de improbidade administrativa ou quiçá crime de ameaça”, indica “possível politização da instituição financeira, afetando a governança e a credibilidade de sua atuação”.

Segundo o MPF, o inquérito civil estava para ser arquivado, mas, além das notíciais sobre a ameaça de deixar a Febraban, surgiram “informações reservadas e anônimas dando conta de que os antigos esquemas de favorecimento político, clientelismo e apadrinhamento teriam voltado a pressionar a estrutura da Caixa”.

Ao pedir a apuração, o MPF dá 10 dias para que Pedro Guimarães, a Fiesp e a Febraban apresentem suas versões sobre os fatos.

O procurador do caso também oficiou o Banco Central para saber se alguma investigação foi aberta e se foram adotadas medidas para coibir “o uso político das instituições financeiras federais".

A PricewaterhouseCoopers, responsável pela auditoria independente do banco, foi questionada se tomou conhecimento dos fatos e chamada para acompanhar os desdobramentos do inquérito.

Após receber e analisar as informações, o MPF vai decidir sobre a necessidade de tomar o depoimento do presidente da Caixa.

A Caixa foi procurada, mas informou que não irá se manifestar.

O presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, indicado por Paulo Guedes no governo de Jair Bolsonaro
O presidente da Caixa, Pedro Duarte Guimarães, indicado por Paulo Guedes no governo de Jair Bolsonaro - REUTERS/Adriano Machado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.