Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSD de Kassab cria comissão de acompanhamento do impeachment de Bolsonaro

Grupo vai analisar comportamento do presidente para decidir o posicionamento da legenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em reação aos discursos com ameaças golpistas feitos por Jair Bolsonaro em atos do Sete de Setembro, o PSD vai criar uma comissão de acompanhamento do impeachment do presidente.

Gilberto Kassab, presidente do partido, tem pendido cada vez mais para o apoio à retirada do presidente do cargo.

A comissão terá como objetivo analisar continuamente os pronunciamentos e a conduta de Bolsonaro, com o objetivo de definir qual postura o PSD deverá tomar diante deles, que pode ser, ao fim, o apoio oficial ao pedido de impeachment do presidente.

Ela será composta, a princípio, pelo senador Nelsinho Trad, líder do PSD no Senado, Antonio Brito, líder do partido na Câmara, e Kassab.

"A cada dia vemos aumentar a instabilidade e o PSD está acompanhando essa situação com muita atenção", afirma Kassab.

Gilberto Kassab, presidente do PSD
Gilberto Kassab, presidente do PSD - Zanone Fraissat-5.nov.2018/Folhapress

"Temos avaliações de alguns importantes juristas apontando que apenas as falas, as manifestações, seriam razões suficientes para justificar o processo. Vamos acompanhar a conduta do governo para determinar, ou não, a defesa e o apoio a um eventual processo de impeachment do presidente da República", completa.

O ex-prefeito de São Paulo, que vinha argumentando que o Brasil não pode banalizar a derrubada de presidentes, agora diz que "começam a surgir indicativos importantes, que podem justificar o impeachment."

"Tivemos hoje a temperatura mais elevada, manifestações muito duras, acima do tom. A fala de que o presidente não vai acatar decisões judiciais é muito preocupante", avalia Kassab.

Em seu discurso na avenida Paulista, Bolsonaro repetiu as ameaças golpistas contra o STF (Supremo Tribunal Federal), exortou desobediência às decisões do ministro Alexandre de Moraes e desafiou quem o investiga. "[quero] Dizer aos canalhas que eu nunca serei preso."

"Nós devemos sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade. Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor ​Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou."

O atos em Brasília e em São Paulo, marcados por pautas autoritárias e golpistas, representam uma minoria no país. Pesquisa Datafolha de junho mostrou que 75% dos brasileiros consideram o regime democrático o mais adequado, enquanto 10% afirmam que a ditadura é aceitável em algumas ocasiões.

Anunciado por Bolsonaro nos últimos dois meses como uma espécie de tudo ou nada para ele, as manifestações do Sete de Setembro podem ampliar o seu isolamento político, no momento em que, de olho em 2022, depende do STF e do Congresso para a liberação de recursos e aprovaçção de projetos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.