Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PSDB da cidade de SP engrossa ato liderado pela esquerda contra Bolsonaro

Tucanos pretendem comparecer a manifestação de 7/9 no vale do Anhangabaú

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretório municipal do PSDB de São Paulo deverá mais uma vez engrossar os atos capitaneados pelas legendas de esquerda, no vale do Anhangabaú, no dia 7 de setembro.

Os tucanos da capital prometem comparecer com 200 a 300 militantes, mas ainda não decidiram se subirão em algum carro de som.

Em um ato anterior, militantes tucanos foram hostilizados por filiados ao PCO (Partido da Causa Operária), legenda de esquerda que participa da organização das manifestações.

O PCO foi pressionado e criticado por outros movimentos e partidos de oposição pela atitude. Posteriormente, comprometeu-se a não dirigir qualquer tipo de agressão aos tucanos.

O diretório municipal do PSDB também pretende participar do protesto contra Bolsonaro organizado pelo MBL e o Vem pra Rua para o dia 12.

Manifestante contra o presidente Jair Bolsonaro participa de ato na avenida Paulista, em julho - Karime Xavier/Folhapress

Liderados pela campanha nacional Fora Bolsonaro e pelo levante Grito dos Excluídos, os manifestantes de oposição têm como principais pautas o impeachment do presidente, a aceleração da vacinação e implementação ou ampliação de programas de auxílio social.

A campanha esteve à frente de quatro protestos de oposição desde maio. Desta vez, diversos de seus representantes têm dito que os atos devem ser menores do que os dedicados a exaltar Bolsonaro.

Entre os motivos estão o temor de encontros violentos com apoiadores do presidente e o entendimento de muitos de que os críticos do presidente deveriam escolher outra data para os atos.Em São Paulo, as manifestações em apoio a Bolsonaro ficarão concentradas na avenida Paulista.

Elas têm sido tratadas pela base bolsonarista como uma situação de tudo ou nada, atreladas não só à sobrevivência de um governo pressionado em diversas frentes, mas também ao apoio à reeleição do presidente em 2022, à visibilidade eleitoral de apoiadores e aos interesses de setores que formam sua base em perpetuá-lo no poder, como mostrou a Folha.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.