Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

A parlamentares, Lula diz que quer novas lideranças como candidatos e sugere anistia de dívidas do Fies

Ex-presidente se reuniu nesta segunda (4) por cerca de quatro horas com a bancada petista no Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em encontro com os integrantes da bancada do PT no Congresso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta segunda (4) empenho para que o número de parlamentares do partido cresça nas eleições de 2022 e dê sustentação a um eventual governo do petista.

O ex-presidente se reuniu por aproximadamente quatro horas com deputados e senadores em Brasília.

Segundo relatos dos presentes, Lula cobrou que isso seja uma prioridade do partido. Afirmou que é importante que se candidatem ex-parlamentares e ex-ministros do PT, mas também que são necessários convites a novas lideranças populares e a puxadores de votos, que renovem os quadros partidários.

O discurso do ex-presidente é de que, caso vença as eleições do ano que vem, faça um mandato que não seja uma repetição dos seus governos anteriores, mas vá além. O tom dado foi de "reconstrução nacional" após a gestão de Jair Bolsonaro (sem partido), que, para ele, é de destruição.

Deputados afirmam que uma das propostas que Lula sugeriu para a sua campanha é a anistia ou o refinanciamento das dívidas do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior​), que considera importante para reduzir os custos de quem está desempregado.

Uma das críticas feitas pelo ex-presidente, dizem os parlamentares, foi de que Bolsonaro abandonou o governo e transferiu a responsabilidade a parlamentares aliados, que têm executado obras por meio das emendas de relator, o chamado "orçamento secreto".

A reunião foi fechada a integrantes do PT. Lula passará a semana em Brasília, onde irá se reunir com outros políticos, com militantes e com sindicalistas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.