Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Encontros de Jair Bolsonaro e Eduardo com alvos do inquérito das milícias digitais nos EUA entram na mira da PF

Os dois se encontraram com Allan dos Santos, deputado também visitou rede social de direita cujo dono foi ouvido pela PF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A visita de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à sede da rede social americana de direita Gettr e os encontros do deputado e de Jair Bolsonaro com o influenciador Allan dos Santos, do site Terça Livre, durante a viagem da comitiva brasileira aos EUA, em setembro, não passaram despercebidos no inquérito que investiga milícias digitais.

Um dos focos da apuração mira a relação da rede bolsonarista com seguidores do ex-presidente Donald Trump e com o filósofo Olavo de Carvalho.

O presidente Jair Bolsonaro conversa com o influenciador Allan dos Santos em Nova York
O presidente Jair Bolsonaro conversa com o influenciador Allan dos Santos em Nova York - Reprodução Instagram

Santos é discípulo de Olavo e se mudou para os EUA após virar alvo da PF. Ele postou uma foto do encontro com Eduardo e um vídeo da conversa com o presidente na saída do hotel onde integrantes do governo ficaram hospedados. A gravação mostra os dois falando rapidamente ao pé do ouvido

Eduardo, por sua vez, registrou a visita à Gettr, rede de direita criada por Jason Miller, ex-porta-voz de Donald Trump. O empresário esteve no Brasil e foi ouvido pela PF no dia 7 de setembro.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 90 dias o inquérito das milícias digitais nesta segunda (11). A PF apura a relação com aliados do ex-presidente americano se dá somente pelo uso dos métodos de Steve Bannon, ex-estrategista de Trump, ou se há algum tipo de apoio financeiro entre os grupos.

Deputado Eduardo Bolsonaro em visita ao escritório da rede social de direita GETTR
Deputado Eduardo Bolsonaro em visita ao escritório da rede social de direita GETTR - Reprodução Instagram

Como mostrou o Painel, a PF justificou ao ministro Alexandre de Moraes que era necessário tomar depoimento de Jason Miller por existir uma tendência de que canais bolsonaristas possam migrar para a Gettr, criada como alternativa às plataformas convencionais após suspensão de contas de Donald Trump.

“Visitando o escritório do Gettr. Infelizmente o CEO Jason Miller, que foi detido a mando de Alexandre de Moraes no aeroporto de SP por 3h, não estava. Mas aproveitei mesmo assim para fazer um vídeo representando os 1.843.735 brasileiros que fizeram de mim o deputado federal mais votado da história do Brasil para dizer: desculpa, Jason”, disse Eduardo em sua postagem sobre a visita.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com o influenciador bolsonarista Allan dos Santos em Nova York
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) com o influenciador bolsonarista Allan dos Santos em Nova York - Reprodução Instagram

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.