Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Auxílio Brasil

Guedes só fica no governo por falta de plano B, dizem líderes do centrão

Aliados do presidente Jair Bolsonaro avaliam que mandatário não avalia tirar auxiliar porque não há opção para o lugar do ministro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Líderes do centrão e membros do mercado financeiro afirmam que a permanência de Paulo Guedes como ministro da Economia se dá só por falta de um plano B.

Auxiliares de Bolsonaro fizeram intensa busca por um substituto durante a semana passada, mas não conseguiram chegar a um nome considerado adequado.

Integrantes da ala política sondaram ao menos dois nomes de fora do governo para eventualmente substituir Guedes: André Esteves e Mansueto Almeida, ambos do BTG Pactual. Este último chegou ao conhecimento do próprio Guedes, que falou sobre o episódio em entrevista na semana passada.

BRASILIA, DF, 24-10-2021 - O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, reafirmou neste domingo (24) a flexibilização do teto de gastos do governo e outras afirmacoes sobre a situacao economica atual. Guedes deu a declaração pela manhã, junto do presidente Jair Bolsonaro, durante visita dos dois a uma feira de criadores de passarinhos no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília. (Foto: Reprodução/CNN Brasil ) - Reprodução/CNN Brasil

Além desses, houve conversas também com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que recusou qualquer possibilidade de assumir o cargo.

Apesar de o ministro da Economia ter cedido e topado revisar o teto de gastos para assegurar o Auxílio Brasil na casa de R$ 400, integrantes do governo avaliam que a briga entre as alas econômica e política está longe de acabar.

A aposta é que os dois grupos continuarão a se criticar e um buscará enfraquecer o outro.

Embora a ala política ainda queira a saída de Guedes, no final de semana, Bolsonaro chegou a dizer que o ministro ficará até o fim do governo e que ambos vão sair juntos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.