Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Juíza ordena investigação independente sobre pagamentos da Precisa a Marco Polo Del Nero

Magistrada determinou sorteio do caso a varas especializadas em lavagem de dinheiro de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao negar a busca e apreensão em endereços de Marco Polo del Nero, ex-presidente da CBF, e de Vicente Cândido, ex-deputado federal pelo PT-SP, a juíza federal Silvia Maria Rocha apontou a necessidade de uma investigação independente sobre o caso dos dois.

Ela determinou que a investigação seja sorteada entre as varas federais relacionadas a lavagem de dinheiro de São Paulo.

Como o Painel revelou, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal pediram o cumprimento das medidas em operação desta quinta (30), que investigou suspeitas de repasses da Global e Precisa, alvos da CPI da Covid, a operadores de políticos do MDB em troca de contrato com a Petrobras.

Marco Polo del Nero, ex-presidente da CBF - Sérgio Moraes - 17.set.2015/Reuters/File Photo

A ação é uma fase da Descarte, que tem apurado suspeitas relacionadas ao escritório de Luiz Carlos D'Afonseca Claro, que lavava dinheiro para diferentes empresas. Ele firmou acordo de delação premiada em 2019.

Segundo a investigação, o escritório de Marco Polo recebeu pagamentos da Precisa Medicamentos sem comprovação da prestação de serviços e é suspeito de ter sido usado repetindo esquema da Claro Advogados.

A juíza da 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo, no entanto, não viu conexões entre o esquema de Claro e possíveis irregularidades de Marco Polo e de Cândido, que tinham um escritório em conjunto.

Para ela, foi um "negócio realizado de forma independente ao esquema engendrado pelo grupo Claro Advogados", ​que deve ser apurado "em procedimento autônomo, com livre distribuição a um dos Juízos Criminal".

As provas, diz ela, foram obtidas por meio de informação fiscal e elaborada independentemente do material relacionado ao escritório de Claro. A Procuradoria, no entanto, ainda entende que os dois casos são conexos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.