Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministros de Bolsonaro aumentam críticas a Guedes após episódios de Auxílio Brasil e Marcos Pontes

Titular da Economia segue na mira de colegas de Esplanada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paulo Guedes (Economia) continua na mira de colegas na Esplanada, mesmo após ter cedido aos apelos de Jair Bolsonaro para propor um drible ao teto de gastos e chegar ao valor de R$ 400 de Auxílio Brasil. Ao Painel, auxiliares descrevem o ministro como reativo em reuniões, pouco parceiro, alguém sem nenhuma liturgia e que se acha melhor do que os outros. Ainda assim, integrantes do governo afirmam que a chance de Guedes ser demitido pelo presidente é zero.

O ministro foi criticado por pares pelo teor da entrevista em que disse que integrantes da "ala política" sondaram nomes para substituí-lo. Também por ter chamado Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) de burro, como revelou o Painel. Como a coluna escreveu, líderes do centrão dizem que ele se mantém no cargo por falta de plano B

Na quarta (3), como mostrou o Painel, Guedes disse que falta eficácia na gestão de recursos e chamou colegas de incompetentes em reunião com deputados. Na dia seguinte, o ministro procurou Ciro Nogueira (Casa Civil) e Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e tentou justificar a própria fala.

O espanto com as declarações de Guedes também foi relatado no Congresso. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chamou deputados que estavam na reunião para pedir mais detalhes sobre o encontro. A avaliação de dirigentes políticos é que o centrão seguirá pressionando pela saída do ministro da Economia, mas que dificilmente isso ocorrerá, pelo menos no curto prazo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.