Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ricardo Nunes exonera secretário que decidiu apoiar Eduardo Leite contra Doria nas prévias do PSDB

Orlando Faria, um dos principais aliados de Bruno Covas no PSDB, anunciou apoio horas antes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Horas após anunciar apoio a Eduardo Leite nas prévias do PSDB, o secretário de Habitação de SP, Orlando Faria, reuniu-se com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e foi exonerado.

Aliados de João Doria (PSDB), principal adversário do governador do RS, revoltaram-se com Faria e reclamaram com Nunes. O apoio de Faria, braço direito de Bruno Covas, é um trunfo simbólico que Leite buscava, devido à proximidade do ex-prefeito com Doria. A saída será publicada como "a pedido".

Tucanos próximos a Faria relatam que a formulação da saída, a pedido, tem como objetivo preservar o prefeito. Como as críticas do secretário são a Doria, ele não teria visto problema.

Os aliados de Nunes, por sua vez, dizem que ele se incomodou com a reunião de Faria com Leite nesta segunda-feira por ter sido em dia de trabalho, mas que ele não pretendia exonerá-lo. A decisão, segundo eles, foi toda de Faria.

O argumento contra Faria de apoiadores de Doria é o de que ele comandava pasta que recebe muitos recursos do governo de SP e, por isso, não poderia apoiar tão abertamente um concorrente do governador.

Além disso, cobraram de Faria que tivesse comportamento similar ao de outros secretários municipais, que votarão em Leite, mas não estão manifestando apoio publicamente.

Orlando Faria (esq.), Xexeu Tripoli, Eduardo Leite e Aurélio Nomura durante encontro nesta segunda-feira (8)
Orlando Faria (esq.), Xexeu Tripoli, Eduardo Leite e Aurélio Nomura durante encontro nesta segunda-feira (8) - Arquivo pessoal

Faria é influente no PSDB do interior de São Paulo e organizou um encontro para receber o governador do Rio Grande do Sul no sábado (6), em São João da Boa Vista.

Leite vem buscando o apoio dos brunocovistas para ter um trunfo simbólico sobre seu principal adversário nas prévias.

Bruno Covas foi vice de Doria durante na Prefeitura de São Paulo e tornou-se o titular quando o então prefeito decidiu deixar o cargo e concorrer ao governo do estado.

Nas contas do governador gaúcho, o sucesso nessa articulação teria duplo impacto: por um lado, ele receberia o apoio do grupo de um dos principais aliados que o governador de SP fez na política. Por outro, ficaria associado a um sobrenome potente na história tucana.

O gaúcho tem sido exaltado por tucanos por valorizar figuras históricas do partido, em contraponto a Doria, que entrou em atrito com alguns deles, como Alberto Goldman e Geraldo Alckmin.

A recuperação das tradições do PSDB era uma das bandeiras de Bruno e de seus aliados, vertente que em alguns momentos se chocou com a de Doria, de reconfiguração do partido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.