Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Eduardo Leite será recebido em dois eventos de aliados de Bruno Covas em SP

Governador do RS tem dito que vê peso simbólico em receber suporte público do grupo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois eventos no sábado (6) no interior de SP vão marcar mais um passo de aproximação entre aliados de Bruno Covas (PSDB) e Eduardo Leite nas prévias tucanas.

O governador do RS será recebido em São José do Rio Preto e São João da Boa Vista em eventos organizados por políticos que foram próximos de Bruno e fizeram parte de sua gestão.

Como mostrou o Painel, Leite tem buscado o apoio dos brunocovistas para ter um trunfo simbólico sobre seu principal adversário nas prévias.

Bruno Covas foi vice de Doria durante na Prefeitura de São Paulo e tornou-se o titular quando o então prefeito decidiu deixar o cargo e concorrer ao governo do estado.

Nas contas do governador gaúcho, o sucesso nessa articulação teria duplo impacto: por um lado, ele receberia o apoio do grupo de um dos principais aliados que o governador de SP fez na política. Por outro, ficaria associado a um sobrenome potente na história tucana.

Há duas semanas, Leite publicou um vídeo em homenagem a Mário Covas, avô de Bruno.

O gaúcho tem sido exaltado por tucanos por valorizar figuras históricas do partido, em contraponto a Doria, que entrou em atrito com alguns deles, como Alberto Goldman e Geraldo Alckmin.

A recuperação das tradições do PSDB era uma das bandeiras de Bruno e de seus aliados, vertente que em alguns momentos se chocou com a de Doria, de reconfiguração do partido.

Em nota, Fernando Alfredo, presidente do PSDB municipal e apoiador de Doria, diz que "usar o nome de pessoas mortas para ganhar as prévias é prova de falta de respeito e incapacidade."

"Usar o nome de Bruno Covas para promover a candidatura de Eduardo Leite é, além de oportunismo, um desrespeito à sua memória e ao seu desejo explícito de apoio ao João Doria e ao Rodrigo Garcia", afirma.

Card de divulgação de encontro com Eduardo Leite (PSDB) em São João da Boa Vista
Card de divulgação de encontro com Eduardo Leite (PSDB) em São João da Boa Vista - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.