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Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

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Descrição de chapéu transporte público

Governo Doria retira do metrô material sobre higiene do pênis após queixa de deputado

Tenente Nascimento (PSL), evangélico, disse se tratar de afronta à família cristã

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A gestão João Doria (PSDB) retirou das suas estações de metrô totens que tratavam da importância da higienização do pênis para a saúde.

Chamada de "Lave o Dito Cujo", a campanha está sendo realizada pelo Instituto Lado a Lado por ocasião do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

O Brasil é um dos países com maior incidência de câncer de pênis no mundo. A doença tem uma grande prevalência em populações desassistidas, muitas vezes associadas a baixo nível de escolaridade, serviços precários de saneamento básico e pouco acesso a sistema de saúde eficiente.

O material foi retirado horas depois do deputado Tenente Nascimento (PSL) apresentar moção de repúdio ao material na Assembleia Legislativa de São Paulo. Evangélico, ele fala em afronta à família cristã.

Em nota, o governo fala que a campanha não condiz com suas diretrizes e não atende ao objetivo do Novembro Azul.

O Instituto Lado a Lado afirma, em nota, que "lamenta que formuladores de políticas públicas entendam que falar de uma doença negligenciada, que leva a óbito e mutila milhares de homens no país seja 'uma afronta aos costumes da família brasileira'".

Totem com campanha sobre higiene do pênis que foi retirada do metrô
Totem com campanha sobre higiene do pênis que foi retirada do metrô - Arquivo pessoal

O parlamentar diz que fez contato com a Secretaria de Comunicação e com a presidência do Metrô na tarde desta quinta-feira (18) e que ambas se comprometeram a retirar o material, o que ocorreria horas depois.

Os totens, que estavam em 15 estações pela cidade, mostravam 366 ilustrações relacionadas ao pênis e continham a mensagem "a higienização correta pode salvar a sua vida".

Nascimento, que é evangélico, diz ao Painel que foi informado da campanha por um pastor que passou pela estação Vila Mariana do metrô.

"[A exposição do material na estação] é inadmissível sob a ótica cultural, educacional, social e religiosa, pois é uma afronta aos costumes e tradição da família brasileira", diz a moção do parlamentar.

"O cartaz é uma afronta. Os desenhos que lá estão são de baixo nível para estar em uma exposição pública. Nem em um museu você vai passar por isso. Passam crianças e todo mundo. Foi uma afronta à família cristã, ou melhor, ao povo. Não é uma questão de religião ou de ideologia", afirma Nascimento.

"Solicitei a retirada e fui prontamente atendido. E pedi também apuração dos responsáveis", completa.​

A mortalidade por câncer de pênis no Brasil se manteve praticamente inalterada entre 2008 e 2018, segundo levantamento do hospital A.C.Camargo Câncer Center.

A média anual é de 400 óbitos. As biópsias utilizadas para o diagnóstico da doença, no entanto, diminuíram, dificultando o sucesso do tratamento.

O Instituto Lado a Lado afirma que lançou em janeiro de 2020 a campanha Lave o Dito Cujo com o proósito de estimular a prevenção ao câncer de pênis, do qual "pouco se fala no Brasil —rara em países desenvolvidos— [e que] ocorre, principalmente, por causa da má higiene íntima, pouca amplitude da vacina do HPV e falta de informação, incluindo suas causas e riscos do seu desenvolvimento."

Em sua nota, o instituto diz que foi informado que os paineis seriam retirados após "pedidos dos passageiros".

Em complementação ao seu posicionamento inicial, o governo de SP disse que retirou a peça porque "a peça, ao fazer relação ao Novembro Azul, pode dar uma falsa sensação de proteção à população, sendo estes exames as únicas formas de detecção precoce da doença."

"Lavar o pênis, apesar de ser uma importante medida para evitar uma série de doenças, não é uma das formas para prevenir esse tipo de câncer [de próstata], mas sim o exame de toque da próstata e o exame de sangue PSA", conclui.

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