Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Haddad visitará cidade onde Bolsonaro passou a infância no Vale do Ribeira

Ex-prefeito estará em Eldorado na segunda-feira (22) e passará por área quilombola histórica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fernando Haddad (PT) visitará o Vale do Ribeira, berço de Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (22). O ex-prefeito viajará ao interior de São Paulo e passará por Registro, Sete Barras, Pariquera-Açu e Eldorado, cidade a 250 km da capital onde o presidente passou a infância.

Haddad também passará por uma aldeia indígena guarani e por uma área quilombola histórica, que, criada no século 17, não foi demarcada até hoje.

Fernando Haddad durante reunião do diretório nacional do PT
Fernando Haddad durante reunião do diretório nacional do PT - Zanone Fraissat-17.jan.2020/Folhapress

O ex-ministro da Educação passou recentemente por municípios na Baixada Santista, no Vale do Paraíba, na região de Campinas, Sorocaba e Araraquara, em viagens que tem feito por São Paulo. Haddad pode ser candidato ao governo de São Paulo em 2022.

Em 2017, ainda deputado, Bolsonaro proferiu falas preconceituosas em relação a suposta visita a Eldorado. "Eu fui em Eldorado paulista. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada. Nem para procriador ele serve mais", disse em palestra no Rio.

"Mais de R$ 1 bilhão por ano gasto com eles", disse na ocasião, para reforçar sua promessa de que, se fosse eleito presidente, não haveria "um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola".

Então procuradora-geral da República, Raquel Dodge denunciou Bolsonaro ao STF sob acusação de crime de racismo. Em setembro de 2018, a denúncia foi rejeitada pelo STF.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que foi publicado, o município de Eldorado está localizado no Vale do Ribeira, e não no Vale do Paraíba, em São Paulo. O texto já foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.