Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MST e PSB ensaiam reaproximação após anos de afastamento

Relação entre movimento e sigla ficou estremecida após apoio a Aécio Neves na eleição de 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Afastados nos últimos anos, PSB e o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) começaram a fazer movimentos de reaproximação.

Nesta quinta-feira (4), João Pedro Stédile, dirigente e fundador do MST, participará de live do PSB com a presença de Carlos Siqueira, presidente da sigla, e Domingos Leonelli, do comitê de autorreforma do PSB.

A autorreforma é um movimento que a cúpula do partido tem promovido nos últimos anos em direção a suas raízes políticas de esquerda.

A filiação de Flávio Dino (MA) e Marcelo Freixo (RJ) ao PSB, por exemplo, faz parte desse projeto, que tende a se afastar de parlamentares alinhados ao governo federal e se aproximar de figuras representativas da oposição.

A chegada do governador do Maranhão e do líder da minoria da Câmara também facilitaram a reaproximação. Em outubro, Freixo participou de encontro com Siqueira e membros da direção nacional do MST.

A relação entre MST e PSB estremeceu em 2014, quando a legenda apoiou Aécio Neves (PSDB) contra Dilma Rousseff (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.

O distanciamento se tornou maior em 2016, quando o PSB apoiou o impeachment da petista.

O PSB tem ligações históricas com movimentos em defesa da reforma agrária. O principal líder das Ligas Camponesas, iniciadas na década de 1950 e que anos depois inspirariam o MST, foi Francisco Julião, advogado e deputado filiado ao PSB.

Card de divulgação de live do PSB com João Pedro Stédile, do MST
Card de divulgação de live do PSB com João Pedro Stédile, do MST - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.