Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Políticos veem cenário de 2022 para terceira via ainda indefinido após chegada de presidenciáveis

Percepção entre parlamentares é que definição se dará apenas no meio do ano que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com os possíveis nomes da terceira via presidencial colocados na mesa, políticos experientes seguem afirmando que as definições do cenário de 2022 devem ficar para o meio do ano que vem.

De maneira resumida, a percepção é de que o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) tem potencial eleitoral, mas lhe falta traquejo; Rodrigo Pacheco (PSD) mostra ponderação, mas é pouco conhecido e não se posiciona; João Doria (PSDB) é obstinado, mas não sensibiliza a população.

Os presidenciáveis João Doria (PSDB), Sergio Moro (Podemos) e Rodrigo Pacheco (PSD)
Os presidenciáveis João Doria (PSDB), Sergio Moro (Podemos) e Rodrigo Pacheco (PSD) - Divulgação

"Só haverá chance para terceira via se o Bolsonaro cair para 15%. Se ele se mantiver em 20%, 22% ficará muito difícil", diz o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Para ele, o ex-juiz não tem chance. "Moro está desmoralizado. O Brasil sabe com quem lidará na eleição. Ele não engana mais ninguém", afirma. Calheiros é alvo de inquéritos no STF relacionados à Lava Jato, da qual é crítico.

O senador José Aníbal (PSDB-SP) diz que Moro tem densidade eleitoral, mas fez um discurso de estreia sem novidades, uma repetição de Bolsonaro.

"Foi suficiente lá atrás, mas acho que agora não. Agora há uma divisão. Há uma parte do bolsonarismo raiz que se adaptou ao Bolsonaro corrupto, amigo do centrão, muito incompetente na gestão", afirma.

Correm por fora Luiz Henrique Mandetta (DE M) e Simone Tebet (MDB-MS), mas que os próprios correligionários falam que eles devem apenas compor chapas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.