Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu jornalismo

Alvo de fake news, PT ajudou a disseminar ao menos três notícias falsas

Críticos dos métodos bolsonaristas, integrantes do PT têm compartilhados informações nas redes sem comprovação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alvo fake news criadas e alimentadas por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), petistas têm colaborado na disseminação de notícias falsas recentemente.

Eles contribuíram na amplificação de três delas que tiveram bastante repercussão: a tese da facada forjada em Bolsonaro na campanha de 2018, a teoria de que Olavo de Carvalho teria deixado o Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira e a história de que o presidente teria sido xingado de "noivinha do Aristides".

A suposição a respeito da facada foi em setembro, por ocasião do lançamento de um documentário sobre o tema. Deputados como Bohn Gass (RS) e Maria do Rosário (RS) recomendaram o filme e falaram em dúvidas sobre o crime.

No caso de Olavo, diversos deputados repercutiram uma postagem sobre a FAB ter transportado o guru do bolsonarismo para os EUA às escondidas. Um deles pediu para a Câmara ouvir o ministro da Defesa sobre o suposto voo. Como mostrou o Painel, Olavo deixou o Brasil de carro.

Em outra situação, o senador Rogério Carvalho (SE) e o deputado Paulo Pimenta (RS) espalharam a notícia falsa de que a mulher detida na via Dutra por xingar Bolsonaro teria chamado o presidente de ‘noivinha do Aristide’. Como a coluna revelou, B.O. da PRF aponta que o xingamento foi ‘filho da puta.

Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT, diz que o partido orienta a não reproduzir fake news. "Não achem que ajuda, só atrapalha, só cria desconfiança em relação à esquerda", diz.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.