Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Decisão do STF fragiliza mais uma condenação contra Cabral

Segunda Turma declara incompetência de Marcelo Bretas julgar Operação Ponto Final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) fragilizou nesta terça-feira (14) mais uma condenação imposta ao ex-governador Sérgio Cabral.

Os ministros consideraram o juiz Marcelo Bretas incompetente para julgar os casos envolvendo a Operação Ponto Final, que investigou o suposto pagamento de propina pago por empresários donos de empresas de ônibus.

0
O ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral chega para prestar novo depoimento ao juiz Marcelo Bretas - José Lucena - 26.mar.2019 / Futura Press / Folhapress

O fundamento da decisão é o mesmo da semana passada, em que os ministros consideraram ilegal a atuação de Bretas na Operação Fatura Exposta. A Corte entendeu que não havia conexão do caso com a Operação Calicute, primeira ação contra Cabral que mirou o pagamento de propina por obras no Rio de Janeiro.

O habeas corpus analisado foi impetrado pelo empresário Jacob Barata Filho, principal dos empresários do setor também réu na ação penal.

O STF determinou o envio do processo para a Justiça estadual. Não houve declaração de nulidade das decisões de Bretas, mas especialistas afirmam que, no momento, ela pode ser considerada inválida até a convalidação ou não dos atos decisórios pelo novo juiz.

Nesta ação penal, o ex-governador foi condenado a 19 anos e 9 meses de prisão. Excluída essa e a condenação da Fatura Exposta, a soma das penas contra Cabral chega a 380 anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.