Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entrevista de Lula ao Podpah rendeu 3,4 milhões de visualizações e 310 mil menções, diz FGV

Presença do ex-presidente no podcast teve pico de 280 mil visualizações simultâneas no YouTube

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A entrevista do ex-presidente Lula (PT) ao podcast Podpah nesta quinta-feira (2) gerou mais de 310 mil menções ao político no Twitter e 3,4 milhões de visualizações no YouTube até as 11h desta sexta-feira (3), segundo monitoramento da Dapp/FGV (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas).

Segundo o levantamento, a participação no programa apresentado por Igão e Mítico teve pico de 280 mil visualizações simultâneas no YouTube.

Os picos de menções no Twitter começaram a ocorrer às 19h, junto ao início da transmissão, e chegaram a alcançar mais de 50 mil menções por hora, com pico de 10.759 menções às 20h. Na mesma fatia de horário, Jair Bolsonaro (PL) teve um pico de 4.050 menções.

O ex-presidente Lula em participação no podcast Podpah, nesta quinta-feira (2)
O ex-presidente Lula em participação no podcast Podpah, nesta quinta-feira (2) - Reprodução Youtube

Nas menções, os principais temas destacados pelos internautas foram as declarações do ex-presidente sobre superação da pobreza, sobre respeito às minorias e grupos vulneráveis e a respeito de proposta de anistiar estudantes que contraíram dívidas com o Fies, programa de financiamento estudantil.

No mapa das interações feito pela FGV, 41,65% das interações no Twitter partiram de perfis de políticos e militantes ligados ao PT, 6,66% de usuários ligados ao Podpah, 5,40% de usuários ligados ao governo Jair Bolsonaro (como o empresário Luciano Hang), 5,49% de perfis que cobrem entretenimento e celebridades e 4,59% de veículos de imprensa e influenciadores de centro-esquerda.

A Dapp/FGV fez as medições das 11h da quinta-feira (2) até as 11h desta sexta-feira (3).

"Os números mostram que se o Lula conseguir construir uma articulação forte e um manejo inteligente das redes sociais, ele tem capacidade de interlocução e impacto muito grande. Ele pode ter uma amplificação da força que ele já tem. E isso é muito interessante, porque até agora quem hegemonizou o espaço das redes tem sido sempre a direita no Brasil, principalmente de 2018 para cá", diz Marco Ruediger, diretor da Dapp/FGV.

Monitoramento da Dapp/FGV das menções a Lula e Jair Bolsonaro no Twitter entre quinta e sexta-feira (2)
Monitoramento da Dapp/FGV das menções a Lula e Jair Bolsonaro no Twitter entre quinta e sexta-feira (2) - Reprodução/Dapp-FGV

Em mais de duas horas de conversa, em clima de descontração, o petista criticou o presidente Jair Bolsonaro, chamado por ele de "anomalia política", questionou o fim do Bolsa Família e disse que atualmente é "moda se dizer ignorante".

Ao ser questionado sobre o momento do PT, disse que não se pode "sair da periferia" e que é necessário ir onde está a população.

Sobre a eleição de 2022, reafirmou que ainda vai decidir se será candidato, mas se disse disposto a voltar. Criticou outros possíveis adversários, como João Doria (PSDB) —afirmou que, por ser rico, o tucano não tem conhecimento sobre a situação da população.

Também falou sobre a possibilidade de alianças em eventual governo e comparou com as circunstâncias da Alemanha, onde o social-democrata Olaf Scholz só conseguiu um acordo para assumir o poder após conversar com partidos que tinham sido adversários.

Lula, porém, não citou diretamente o nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que vem sendo cotado para uma aliança em que seria vice na chapa do petista em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.