Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Petistas e bolsonaristas miram pecha de traidor de Moro para aumentar rejeição de ex-juiz

Análise de pesquisas internas mostram Moro atrelado ao juiz parcial e ministro que traiu o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das estratégias convergentes entre petistas e bolsonaristas para a pré-campanha das eleições de 2022, que já começou, é fazer colar em Sergio Moro (Podemos) a pecha de traidor.

Apoiadores do ex-presidente Lula e integrantes do atual governo dizem que pesquisas internas começam a mostrar que esse é um ponto que causa alta rejeição ao ex-juiz. Dos dois lados, há também a defesa de que o ex-ministro de Jair Bolsonaro seja na maior parte do tempo ignorado.

Bolsonaristas falam em dois principais episódios de traições: saiu do governo fazendo acusações contra o presidente da República, e o fato de ter vazado conversas de WhatsApp com a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), de quem Moro foi padrinho de casamento.

O ex-juiz Sergio Moro durante evento de filiação do general Carlos Alberto dos Santos Cruz ao Podemos
O ex-juiz Sergio Moro durante evento de filiação do general Carlos Alberto dos Santos Cruz ao Podemos - REUTERS/Adriano Machado

No PT, há outro aspecto a se explorar, a suposta atuação parcial como juiz. Os petistas querem resgatar dois acontecimentos: quando Moro tornou pública a ligação de Lula e Dilma Rousseff, às vésperas do impeachment, e quando ele tirou o sigilo da delação de Antônio Palocci, dias antes da eleição de 2018.

"Existe a percepção dele ser rejeitado não só por ser traidor, mas por ser o juiz corrupto, que tem lado. A suspeição, essa coisa de ele ser parcial, é inaceitável para o brasileiro", disse ao Painel o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto.

Na equipe de Moro, o discurso é o de que a rejeição vai ser menor quando começar a falar de outros temas além de corrupção.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.