Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

PF abre inquérito e mira 3 crimes em ataque hacker ao Ministério da Saúde

Equipe do setor de crimes cibernéticos já fez primeira perícia no data center da pasta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar o ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde que derrubou o site da pasta.

O ataque foi na madrugada e o site continua fora do ar até a tarde desta sexta (10). Um aviso inserido pelos invasores na página avisava ao usuário que dados haviam sido copiados e excluídos e estavam sob controle do invasor.

O incidente foi no ambiente de nuvem pública, o AWS da Amazon, e houve comprometimento dos sistemas de notificação de Covid, do programa nacional de imunização e do ConectSUS.

Os bancos de dados dos sistemas não foram criptografados.

Após ser acionada, a PF enviou uma equipe do núcleo de Operações de Inteligência Cibernética e realizou as primeiras perícias no data center da pasta.

Na análise preliminar, a PF constatou não ter havido o sequestro de dados e hipótese principal é a de que a ação criminosa foi motivada por ativismo político na internet.

Sobre a possível perda dos dados, os técnicos ainda avaliam qual foi o impacto da ação.

A investigação aberta mira os crimes de invasão de dispositivo de informática, interrupção ou perturbação de serviço informático de utilidade pública e associação criminosa.

Texto com recado de ataque a site do Ministério da Saúde
Recado de suposto grupo hacker apareceu no site do Ministério da Saúde - Reprodução

O ataque foi reivindicado pelo Lapsu$ Group. Em fóruns na internet, o grupo anuncia ter sido responsável por invasões a outros sistemas.

O governo Bolsonaro, logo após o ataque, decidiu adiar em uma semana a aplicação das regras para ingresso de viajantes no Brasil.

As medidas como quarentena de cinco dias para não vacinados e comprovante de vacinação na fronteira terrestre começariam a valer no sábado (11).

A decisão foi tomada na manhã desta sexta (10) e foi anunciada pelo secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrou punição exemplar para os culpados pelo ataque e disse ser possível recuperar os dados acionados pelos hackers.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.