Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Recuo de Paes mantém política de Uber e 99 de não cobrar vacinação de motoristas e passageiros

Prefeito do Rio de Janeiro havia exigido medida na cidade, mas recuou após críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O recuo do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), permitiu que Uber e 99 continuem sem cobrar de seus motoristas e passageiros o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Desde o início da pandemia, os aplicativos têm exigido o uso de máscaras no interior dos veículos, conforme os protocolos das autoridades sanitárias. O mesmo não é feito em relação à cobrança pela imunização, defendido por especialistas.

O motorista de aplicativos Eder Gonçalves Ribeiro contraiu a Covid-19 em maio do ano passado e ficou afastado por 15 dias - Rubens Cavallari - 1.jul.2020 /Folhapress

Paes publicou decreto ampliando a exigência de apresentação do comprovante de vacinação, incluindo transporte por aplicativo. Ele depois recuou da medida em razão das críticas.

Em nota, a 99 afirmou que "incentiva a vacinação" e "se mantém à disposição do governo do Rio de Janeiro para um diálogo construtivo sobre como medidas de saúde e segurança podem ser aplicadas no serviço de transporte por aplicativo".

A empresa disse também que pesquisa realizada entre julho e agosto apontou que 80% dos motoristas de aplicativos declararam ter se vacinado.

A Uber não respondeu aos questionamentos sobre o tema.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.