Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

'Capitã cloroquina' retira do Lattes manifestações de raiz golpista de Bolsonaro

Preenchimento com participação em atos de rua é incomum na plataforma de currículos acadêmicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A médica Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como "capitã cloroquina", atualizou seu currículo e retirou da plataforma Lattes a participação nos atos de raiz golpista promovidos por Bolsonaro no 7 de Setembro do ano passado.

Mayra, que ganhou seu apelido pela defesa de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19, havia incluído as manifestações na seção do Lattes destinada à produção técnica, como revelou o Painel.

A plataforma Lattes é um reservatório de currículos acadêmicos do país, no qual os pesquisadores devem listar o que têm produzido em suas áreas de atuação, como artigos, livros, cursos, etc.. Não é comum a inclusão de participação em manifestações de rua.

Mayra Pinheiro convoca apoiadores de Jair Bolsonaro para atos do 7 de Setembro
Mayra Pinheiro convoca apoiadores de Jair Bolsonaro para atos do 7 de Setembro - Reprodução/@dramayraoficial

O apagamento foi feito na sexta-feira (28), dia em que a reportagem foi publicada. Ela também editou itens do currículo —apagou, por exemplo, o título que havia dado à entrevista concedida à atriz bolsonarista Antônia Fontenelle, "Não me deixaram completar uma frase na CPI". Agora consta apenas como entrevista concedida.

Na mesma data, Mayra enviou uma nota à coluna, por meio de sua assessoria de comunicação, dizendo que não há nada de ilegal ou imoral no que fez.

Ela disse que a Folha tenta "difamar e criar uma narrativa falaciosa" a seu respeito e que a plataforma Lattes permite que "pesquisadores e estudantes incluam, além dos dados relevantes sobre a trajetória acadêmica e atividades profissionais, informações sobre entrevistas, mesas redondas, programas e comentários de mídia dentro da aba ‘Produções'".

Reprodução do perfil de Mayra Pinheiro na plataforma Lattes; médica agora retirou as manifestações do currículo
Reprodução do perfil de Mayra Pinheiro na plataforma Lattes; médica agora retirou as manifestações do currículo - Reprodução/plataforma Lattes

Mayra foi um dos nomes do governo federal à frente das incessantes recomendações de remédios sem eficácia contra a Covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina.

Partiram dela a força-tarefa de Manaus para incentivar o uso desses medicamentos durante o colapso marcado por falta de leitos e de oxigênio, o ofício que afirmava ser inadmissível a não utilização dessas drogas na capital do Amazonas durante seu colapso e também o TrateCov, página na internet que orientava a administração de cloroquina e antibióticos até para dor de barriga de bebê.

A CPI da Covid sugeriu seu indiciamento sob acusação de epidemia com resultado morte, prevaricação e crime contra a humanidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.