Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Doria autoriza policiais civis a aderirem a 'bico oficial' que era exclusivo dos PMs

Atividade Delegada dá permissão para agentes trabalharem em seus dias de folga em prefeituras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador João Doria (PSDB) sancionou a lei complementar que autoriza os policiais civis a participarem da Atividade Delegada, anteriormente restrita aos policiais militares. A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (13).

Apelidada de "bico oficial", a atividade permite que os policiais trabalhem em seus períodos de folga, fardados e com o equipamento da corporação em ações de segurança das prefeituras por meio de convênios com o governo de São Paulo.

A atuação dos policiais civis na Atividade Delegada ainda será regulamentada por meio de publicação no Diário Oficial. Assim como no caso dos PMs, os 645 municípios do estado poderão pleitear convênio para contar com os policiais civis.

Dados de novembro mostram que 22.500 PMs participam mensalmente da Atividade Delegada na Prefeitura de SP. O convênio conta com 1.234 vagas disponíveis na capital.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que o efetivo da PM no estado é composto por mais de 82 mil agentes.

Em novembro, a gestão Ricardo Nunes (MDB) renovou por mais 15 meses seu acordo com a Polícia Militar para que os agentes atuem no combate ao comércio irregular na capital, ao custo de aproximadamente R$ 80 milhões. ​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.