Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu transporte público

Entidade aponta pouca transparência em subsídios de cidades para transporte público

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor mapeou repasses de R$ 2,8 bilhões em 122 cidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor cita a falta de transparência no repasse de subsídios de municípios ao setor de transporte público para reduzir os impactos da pandemia. O Idec mapeou 122 municípios, que concederam juntos ao menos R$ 2,8 bilhões.

Os números de cidades e os valores, segundo Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade do Idec, podem aumentar porque não foi possível acessar até o momento todas as informações sobre o tema devido à falta de transparência.

O coordenador da pesquisa afirma que é gravíssima a dificuldade para acessar os dados de condições dos repasses e contrapartidas pelas empresas.

Segundo ele, os dados mostram uma crise generalizada no setor. Como mostrou o Painel, as empresas têm solicitado subsídios ao governo federal e aos municipais para evitar o aumento na tarifa de transporte.

Embarque em ônibus do sistema de transporte de passageiros de São Paulo
Embarque em ônibus do sistema de transporte de passageiros de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

"Temos uma crise grave e o subsídio pode mitigar seu impacto. Mas o poder público não pode se preocupar somente em resolver a situação financeira das empresas. É preciso garantir a qualidade e a fiscalização do serviço", explica Calabria.

Para angariar as informações, o Idec fez uma busca ativa pelas cidades que deram subsídios entre março de 2020 e novembro de 2021. Dos 122 municípios mapeados, 23 são capitais.

Antes dessa pesquisa, o Instituto fez dois outros levantamentos: um sobre os locais onde ocorreram greves, contratações emergenciais de empresas e intervenções das prefeituras nos sistemas de ônibus e um segundo sobre cidades que instauram CPIs para investigar o transporte público entre março de 2020 e julho de 2021.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.