Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Entidades veem decisão da OCDE como proteção em caso de eleição de Lula

Decisão teria relação com temor temor de que uma possível eleição do petista aproxime o Brasil da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Integrantes de organizações não governamentais de direitos humanos, defesa do meio ambiente e combate à corrupção viram na aprovação pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) do início das negociações para a entrada do Brasil na entidade como uma vacina em um cenário de eleição do ex-presidente Lula (PT).

Segundo esses dirigentes, o início das negociações foi antecipado, mesmo com o Brasil sem cumprir boa parte das metas, porque há um temor de que a possível eleição de Lula resulte em uma maior aproximação do Brasil com a China e consequente distanciamento dos países do ocidente que integram a organização.

O cálculo geopolítico nesse caso, afirmam, foi antecipar a negociação mesmo sabendo que ela não será finalizada nesta gestão para garantir que o país mantenha a relação próxima com a OCDE independentemente do resultado das eleições de outubro.

Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) durante coletiva sobre o início do processo da entrada do Brasil na OCDE
Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) durante coletiva sobre o início do processo da entrada do Brasil na OCDE - Pedro Ladeira/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.