Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Governadores reagem a Bolsonaro e marcam reunião sobre fundo para estabilizar preço de combustíveis

Governo federal descartou fundo para baixar preço e Paulo Guedes quer desonerar apenas o diesel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Fórum dos Governadores, atualmente presidido por Ibaneis Rocha (MDB-DF), agendou para quinta-feira (3) uma reunião para discutir principalmente a criação de fundo de estabilização de preço dos combustíveis, além de temas como a pandemia da Covid-19, a aprovação da venda de autotestes e o reajuste do piso salarial dos professores.

Nesta quinta-feira (27), o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu descartar a proposta de criação do fundo de estabilização para interferir diretamente no preço de combustíveis, e o ministro Paulo Guedes (Economia) quer agora tentar limitar o corte de tributos e desonerar apenas o diesel.

A proposta do fundo tem sido defendida há alguns meses pelos governadores, que mais recentemente tem criticado a proposta do governo federal de incluir o ICMS, tarifa estadual, na PEC dos Combustíveis.

Em reação, os governadores decidiram prorrogar por mais 60 dias o congelamento do ICMS sobre combustíveis, como uma forma de tentar mostrar que a interferência dos estados sobre a alta dos combustíveis é mínima.

Os governadores e Bolsonaro vêm travando um cabo de guerra com relação ao preço dos combustíveis, que tem registrado sucessivas altas.

O presidente atribui a culpa maior aos estados, responsáveis pela cobrança do ICMS, enquanto os governadores dizem que o problema está na política de repasse de preços internacionais do petróleo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.