Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus twitter Facebook

Inclusão pelo Twitter de recurso contra desinformação é parte de investida do MPF

Órgão em SP abriu inquérito civil e busca dar transparência a ação de plataformas para conter conteúdo falso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A inclusão dos usuários brasileiros pelo Twitter entre os que terão à disposição o recurso para denúncia sobre desinformação faz parte de uma investida maior do Ministério Público Federal em São Paulo para dar transparência à atuação das plataformas no combate à disseminação desse tipo de conteúdo.

O questionamento feito pelo MPF e que resultou na decisão do Twitter foi dentro do inquérito civil em São Paulo que mira ainda o WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram, TikTok e YouTube.

O objetivo em um primeiro momento é entender a questão estrutural da disseminação de desinformação e dar transparência sobre como cada plataforma, dentro de suas peculiaridades, atua ou deveria atuar para diminuir a viralização de mensagens com conteúdo falso.

Para isso, o MPF encaminhou uma série de questionamentos às empresas e, em um segundo momento, poderá sugerir soluções e cobrar adequações nos modelos utilizados atualmente.

O Telegram, que não tem representação no Brasil, é um dos alvos da apuração. O aplicativo tornou-se um reduto de bolsonaristas, entre eles o próprio presidente Jair Bolsonaro, cujos canais foram suspensos ou desmonetizados em outras plataformas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.