Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Principal evento liberal do país discutirá 'cultura do cancelamento'

Fórum da Liberdade, que ocorre há 35 anos em Porto Alegre, está marcado para abril

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Maior evento liberal do país, o Fórum da Liberdade escolheu como tema deste ano a liberdade de expressão, resumido na pergunta "Você é Livre para Discordar?". O encontro está marcado para 11 e 12 de abril em Porto Alegre (RS).

0
A partir da esq., Flávio Rocha, João Amoêdo, Marina Silva, Julio Bratz Lamb (presidente do IEE), Ciro Gomes, Henrique Meirelles e Geraldo Alckmin no Fórum da Liberdade, em 2018 - André Feltes/Folhapress

Segundo os organizadores, "o Fórum parte da chamada 'cultura do cancelamento' e do cerceamento à livre manifestação em esferas do Poder Judiciário para debater até que ponto a defesa de uma ideia justifica a supressão de vozes contrárias".

A prática se traduziria em "boicotes a empresas que não demonstrem engajamento ao politicamente correto, bloqueio a pessoas que questionem o senso comum ou a veracidade de um fato e eliminação de debates de assuntos polêmicos".

"Temos muito mais facilidade para nos comunicar hoje em dia. Mas parece que o grau de irritação com ideias distintas só aumenta. Confunde-se fato com opinião, expressões fortes com violência física e liberdade para se expressar com ausência de responsabilidade", afirma Gabriel Picavêa Torres, presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), organizador do Fórum da Liberdade.

O Fórum ocorre há 35 anos e reúne expoentes do pensamento liberal, como políticos, acadêmicos e empresários.​

Em 2018, o evento reuniu diversos pré-candidatos para um debate, inclusive os que têm posições mais à esquerda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.