Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rede e PSOL fazem reunião e avançam em criação de federação partidária

Siglas mapearam disputas estaduais e não encontraram entraves significativos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em reunião nesta segunda-feira (17) sobre a formação de uma federação partidária, lideranças de PSOL e Rede traçaram um mapa das disputas estaduais e chegaram à avaliação de que não há entraves significativos no momento que possam atrapalhar a união das siglas.

Diferentemente dos impasses que têm travado as conversas entre PT e PSB, as divergências entre PSOL e Rede foram avaliadas como pontuais e contornáveis.

Em Minas Gerais, por exemplo, a Rede quer apoiar Alexandre Kalil (PSD), o que o PSOL não topa. No Pará, a Rede faz parte do governo Helder Barbalho (MDB), que também não conta com apreço da outra legenda.

As resoluções possíveis não estariam distantes, avaliam os participantes. Em Minas Gerais, por exemplo, o PSOL poderia lançar um candidato, que então seria apoiado pela Rede.

As conversas devem evoluir para resolver essas questões nas próximas semanas, tratadas pelas lideranças como detalhes, com a ressalva de que o martelo ainda não está batido.

Guilherme Boulos, que o PSOL pretende lançar como candidato a governador de SP em 2022
Guilherme Boulos, que o PSOL pretende lançar como candidato a governador de SP em 2022 - Zanone Fraissat-15.nov.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.