Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Alckmin pede ajuda ao PV para aproximar Márcio França e Haddad

Atritos entre PSB e PT têm travado a federação partidária e a escolha do partido do ex-tucano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em reunião nesta segunda-feira (14) com José Luiz Penna, presidente do PV, Geraldo Alckmin pediu ajuda para tentar resolver a situação entre Márcio França (PSB) e Fernando Haddad (PT) em São Paulo.

Os dois pretendem ser candidatos a governador do estado e não abrem mão de suas pretensões, o que tem travado a possibilidade de avançar na criação de uma federação entre PSB, PT, PV e PCdoB.

Encontro de José Luiz Penna (PV) com Geraldo Alckmin
Encontro de José Luiz Penna (PV) com Geraldo Alckmin - Arquivo pessoal

O impasse também tem atrapalhado a definição do próprio partido de Alckmin em seu projeto de ser vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Próximo de França, ele prefere o PSB, mas aguarda o alinhamento dos partidos, cujas lideranças têm trocado indiretas e reclamações. Ele também recebeu convites de filiação do PV e do Solidariedade.

"Ele acha que a grande missão da gente, o que ele deixou explícito, é que devemos trabalhar para aproximar o Márcio [França] do [Fernando] Haddad. É como se fosse a missão dele. Pediu a nossa ajuda", diz Penna ao Painel.

O dirigente do PV afirma que ele não manifestou preferência sobre o candidato ao governo do estado, somente disse que é a missão dos paulistas resolver a situação para sair dela juntos. Nesse sentido, Penna diz que procurará França para conversar, dizer que a federação é positiva e que é importante que ele esteja com Haddad.

Ele também disse que Alckmin previu uma eleição embolada no campo da direita, com Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio de Freitas (PL) na disputa.

Penna disse que, ao falar de Lula, Alckmin mostrou-se animado e mencionou números favoráveis ao petista em pesquisas de intenção de votos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.