Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Allan dos Santos cria novas contas em redes sociais e debocha de Alexandre de Moraes; veja vídeo

Ministro do STF ordenou prisão de influenciador no ano passado, e ele é considerado foragido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O influenciador bolsonarista Allan dos Santos, considerado foragido pela polícia, tem adotado uma estratégia de gato e rato com as redes sociais. Banido delas, ele tem criado novas contas e publicado conteúdo, até o momento em que é identificado e novamente bloqueado.

Ele utiliza o Telegram para divulgar as contas novas e conseguir rapidamente milhares de seguidores.

No Instagram, ele criou uma conta chamada "Guerra de Informação", que passou de 50 mil seguidores e foi bloqueada. Ele então criou uma nova, chamada "Ele Voltou Novamente", que já tem mais de 13 mil seguidores, entre eles o ex-chanceler Ernesto Araújo.

Nos stories, ele publicou um vídeo nesta segunda-feira (14) em que xinga o ministro do STF Alexandre de Moraes de "vagabundo", "criminoso", e diz que ele pode continuar a derrubar suas contas, já que ele continuará criando novas.

Ele ainda diz que o ministro "não vale nada" e canta músicas dizendo que vai criar outros perfis nas redes sociais.

Ele também tem utilizado a conta @allanvoltou no Twitter, com a qual participou de um Spaces (reunião virtual) com o secretário de Cultura Mário Frias na sexta-feira (11).

O influenciador bolsonarista está nos Estados Unidos desde que virou alvo de investigações de fake news e de ataques às instituições.

Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou sua prisão, pediu sua extradição e a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol, o canal de foragidos —o que até o momento não ocorreu, como mostrou a Folha.

Em tese, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, após receber os pedidos embasados em decisões do STF, a Interpol deveria incluir os nomes quase que automaticamente na lista, após verificação de formalidades, como é o padrão, para acionar a rede de países integrantes e efetuar a prisão ordenada.

Especialistas ouvidos disseram não ser comum o não cumprimento dos pedidos pela Interpol e não souberam informar outros casos como esses.

Segundo eles, a não inclusão pode ocorrer, por exemplo, em casos em que a autoridade que solicita não é competente, quando o país solicitante passa por convulsão social ou em situações excepcionais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.