Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Deputado de SC ironiza decisão que considera gênero do registro civil para aposentadoria; veja vídeo

Medida foi adotada pelo TCE; para outro parlamentar, não pode haver custo adicional para o estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A decisão do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina de considerar o gênero que consta no registro civil para fins de aposentadoria motivou críticas e até ironia de deputados estaduais.

"Você que é homem, quer se aposentar mais cedo? Vira trans", disse Kennedy Nunes (PTB), em vídeo publicado em suas redes.

Já Bruno Souza (Novo) disse em uma rede social que as pessoas podem se identificar com o gênero que quiserem, mas que "a escolha não pode implicar em custos ao resto da população, que pagará pelo fato de você se aposentar mais cedo".

Grupos LGBTQIA+ do estado avaliam processar os deputados. Em decisão inédita neste mês, o TCE-SC decidiu considerar o gênero que consta do registro civil para cálculo do tempo de serviço para aposentadoria de servidor público.

A corte de contas respondia a uma consulta feita pela prefeitura de Itajaí, sobre o caso de uma funcionária que fez a transição do gênero masculino para o feminino.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.