Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus STF

Fux tenta diminuir tensão com discurso, mas relação com Bolsonaro depende de colegas

Presidente do STF fez pronunciamento em tom visto como mas baixo, mas desenrolar de inquérito vai ditar clima com Executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O tom do discurso de Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal, na abertura do ano Judiciário foi visto pelos colegas como uma tentativa de baixar a temperatura e iniciar um processo de retirada da Corte do debate eleitoral. A dúvida, porém, é se Fux conseguirá manter a meta ao longo do ano, em especial, em meio às tensões com os inquéritos de Alexandre de Moraes.

Ministros entendem que o STF não precisa ser protagonista de conflitos, o que evitaria a criação de pretexto para que Bolsonaro acuse a Corte de interferência ou tentativa de desgastá-lo. Nesse sentido, defendem que Moraes deve refletir mais antes de determinadas decisões.

Entretanto, afirmam que o relator dos inquéritos tem total apoio em qualquer situação ou posição.

Os colegas entendem e admitem que embora tenha causado certas tensões no STF, Moraes também é quem tem defendido os colegas e a imagem do Judiciário diante dos seguidos ataques nos últimos anos.

Nesse cenário, a conclusão é que embora a sinalização seja de paz, o STF também deve se preparar para a guerra, uma vez que a relação com os outros poderes depende de decisões de 11 ministros que têm independência para atuar.

A prova de que a paz procurada por Fux não é tão fácil foi o discurso do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. Ele citou nominalmente Bolsonaro ao falar do vazamento de informações do inquérito sobre o hacker que atacou os sistemas da Justiça Eleitoral. O caso foi o motivo da última rusga entre STF e Bolsonaro.

Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, abre Ano Judiciário de 2022
Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, abre Ano Judiciário de 2022 - Rosinei Coutinho/SCO/STF

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.