Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Governo de SP vai investigar Monark por declarações sobre nazismo

Apuração ficará a cargo da Secretaria de Justiça, com base em lei sobre liberdade religiosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria de Justiça e Cidadania do governo de São Paulo determinou abertura de apuração para investigar o influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, em razão de suas declarações em defesa da possibilidade de existência de um partido nazista.

Em podcast, apresentador Monark disse que deveria haver um 'partido nazista reconhecido pela lei'
O podcaster Monark, que defendeu a possibilidade de existência de partidos nazistas no Brasil - Divulgação BBC News Brasil

Segundo o secretário Fernando José da Costa, a investigação ficará a cargo da Coordenação-Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, com base na lei estadual 17.346/2021, que trata da liberdade religiosa. O influenciador pode ser punido com multa de até R$ 95 mil.

Na última segunda-feira (7), Monark disse, numa live de seu podcast Flow, que a difusão de ideias nazistas deveria ser permitida no Brasil. Participavam com ele do debate os deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP).

Kataguiri, que disse que a defesa do nazismo não deveria ser considerada crime, será investigado pela Procuradoria Geral da República e pelo Conselho de Ética da Câmara.

Após sofrer uma série de críticas e da retirada de patrocínios, Monark foi afastado do Flow no dia seguinte. Ele pediu desculpas sobre a declaração.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.